O TFC01-SM foi projetado para atuar na instalação de grampos de trilhos novos em ferrovias em implantação e na substituição de grampos usados em ferrovias que passam por manutenção.
O equipamento possui, como atuadores, quatro conjuntos de garras. Dois deles são responsáveis por fazer a aplicação (colocação) de grampos. Os outros dois, fazem a extração (retirada) de grampos. Há diversos padrões diferentes de grampos para aplicação em ferrovia, e cada um deles, conta com ferramentas de extração e aplicação próprias, de acordo com a sua geometria. O TFC01-SM manuseia os grampos tipo fast clip, amplamente aplicado nas atuais ferrovias brasileiras, com a difusão do dormente de concreto.
O equipamento constitui-se de um pequeno carro ferroviário construído em uma base de estrutura metálica. É dotado de tração própria e sistema de rodagem com altura regulável e freio, o que possibilita, também, o ajuste do contato das garras com os grampos. Suas garras, quatro no total, funcionam duas a duas: as garras dianteiras fazem a aplicação dos grampos nos trilhos e as garras traseiras fazem a extração dos grampos.
O princípio de funcionamento de todos os atuadores é hidráulico: a tração é proporcionada por um motor hidráulico acoplado ao eixo dianteiro do equipamento e as articulações das garras e do sistema de rodagem, além da liberação do freio, são efetuadas por cilindros lineares. O sistema de força, formado pelo conjunto que proporciona energia para a movimentação de todos os atuadores, se localiza na porção central do chassi, envolto por uma carenagem protetora própria. O conjunto é tocado por um motor a combustão interna, que transmite seu movimento para a bomba hidráulica. Junto a eles, estão instalados a bateria, o tanque de combustível e o reservatório de óleo hidráulico.