Os vagões equipados com o sistema são adaptados sob medida para descarga e distribuição de brita para composição do lastro da ferrovia. O posicionamento previamente projetado das comportas sob os vagões permite a aplicação da brita nos pontos adequados da superestrutura da ferrovia, de forma homogênea e controlada. A possibilidade de acionamento via controle remoto garante segurança de pessoas e ativos durante a operação, possibilitando ao operador que este mantenha distância adequada dos vagões e do raio de alcance do lastro descarregado. A constituição construtiva e a disposição dos componentes dos kits compõem um conjunto extremamente robusto e confiável que demanda mínima necessidade de paradas para manutenção.
A comporta é o componente responsável pela descarga controlada das britas que compõem o lastro da ferrovia. Ela é construída com chapas de aço unidas por solda. É dotada de portas articuladas acionadas por cilindros pneumáticos, que são as partes responsáveis pela liberação da brita. A comporta é soldada ao vagão por uma abertura feita em seu assoalho. Nesta configuração, a abertura tem, aproximadamente, 0,6 m² de área – suficiente para permitir um bom escoamento do lastro.
A fim de otimizar a mantenabilidade do equipamento, ele foi desenvolvido de forma que os itens com maior necessidade de reposição sejam facilmente encontrados no mercado e as peças de concepção genuína da empresa possam ser confeccionadas com prazos relativamente curtos, diminuindo, assim, ao máximo, os tempos de parada de máquina.