O GMD01-SM, dimensionado para equipamentos com peso bruto total (PBT) de até 17000 kg, foi desenvolvido para apresentar máximos desempenho e simplicidade de uso, com mínima necessidade de manutenção.
A implementação é caracterizada pela substituição do conjunto rodante original de uma escavadeira hidráulica (esteiras de tração) por um chassi adaptado para a locomoção sobre trilhos. O chassi, além da função estrutural, tem a função de abrigo e suporte para os rodeiros ferroviários, os atuadores dos freios e os componentes do sistema hidráulico (condutos, válvulas, motores e cilindros). Ainda na estrutura do chassi, é observada a presença dos engates ferroviários, que permitirão ao equipamento seu acoplamento em composições, tanto com a função de rebocador, como, também, sendo rebocado por outro(s) equipamento(s) motriz(es).
Os rodeiros ferroviários são suportados por mancais dotados de buchas de borracha revestidas em aço, com grande capacidade de amortecimento, o que se traduz em grande conforto e estabilidade na locomoção com longínqua durabilidade. Com a substituição do conjunto rodante original, a tração do veículo permanece com o príncipio de funcionamento hidrostático, mas passa a ser atuada por motores hidráulicos acoplados diretamente aos eixos dos rodeiros ferroviários, dimensionados para a demanda de alto torque, atendendo, assim, situações de rebocamento de cargas elevadas.
A diretriz do GMD01-SM é a manipulação de dormentes, seja para o seu recolhimento, seja para sua aplicação na via. Para cumprir esta tarefa, ele é dotado de uma garra especial, completamente desenvolvida para o trabalho com dormentes – de madeira e de concreto. Em complementação à função da garra, o braço do equipamento foi equipado com um sistema de pantógrafo, que garante o nivelamento da garra de forma mecânica, independentemente da articulação do braço.