VRF14-SM, dimensionado para veículos com peso bruto total (PBT) de até 11 toneladas, foi desenvolvido para apresentar máximos desempenho e simplicidade de uso, com mínima necessidade de manutenção. O acionamento do sistema de locomoção ferroviária é feito através de uma interface (IHM) completamente configurada para o veículo, posicionada junto ao operador. Desta forma, todo o comando do equipamento é feito de dentro da cabine, com total segurança para o operador.
A robustez dos kits ferroviários permite ao veículo trafegar sobre a via férrea em velocidades de até 60 km/h.
Duas características importantes do VRF14-SM são a considerável proximidade entre os eixos ferroviários e os eixos rodoviários e a grande capacidade de amortecimento do sistema ferroviário, devido ao fato de todos os pontos de ancoragem dos kits possuírem buchas de borracha revestidas em aço. Tais características se traduzem em grande conforto e estabilidade na locomoção e em maior durabilidade de todo o conjunto.
A diretriz deste veículo é o transporte de ferramentas, peças, componentes e outros materiais aplicados na manutenção da via permanente, além do içamento, carregamento e descarregamento destes materiais. Para execução destas tarefas, o equipamento é dotado de guindaste hidráulico articulado com capacidade de içamento de até 1400 kg (à distância de 04 metros do ponto de apoio).